segunda-feira, 6 de junho de 2016

Raviólis (Massa Fresca)

Falar em massas já conquista em parte meu coração.

A descoberta da massa se deu seguramente por acaso. Reza a Lenda que chegou à Itália vinda da China pelas mãos de Marco Polo. Apesar de improvável, nunca saberemos o lugar certo de sua origem. Certeza é que a massa seca é uma criação genuinamente italiana.

A gastronomia italiana é frequentemente associada ao espaguete e às massas em geral. É um preparo que sacia a fome e a gula. A ampla variedade de formatos, condimentos e molhos faz com que as massas ganhem cada vez mais espaço nos nossos pratos.

Este final de semana acordei com vontade de comer Raviólis. Apesar de encontrar semipronto nas prateleiras do supermercado, já recheado com os mais diversos sabores, esta versão (sem desmerecê-la) não me agrada muito. Sinto como se mastigasse massa de pastel crua com recheio de isopor, seja qual for o sabor. Quem já comeu uma massa fresca e experimentou a versão semipronta, sabe muito bem a diferença. 

Comprar semipronto no supermercado não iria saciar a minha vontade de massa.

Ao contrário do que parece, a massa fresca para macarrão não é um bicho de sete cabeças. Leva pucos ingredientes e o preparo é bem simples. Você pode ainda temperar levemente a massa durante o preparo para deixá-la mais saborosa ou ainda usar ervas frescas para deixá-la mais nutritiva e coloridas.



Na versão que cozinhei, fiz a massa com farinha de trigo, ovos, sal e noz-moscada. O Recheio foi de Creme de Ricota (já ensinei a receita da Ricota no blog) e o molho foi o Bechamel. 


INGREDIENTES/MASSA

400 gramas de farinha de trigo
4 ovos
Sal a gosto
Noz-moscada (ou outro tempero de sua preferência)


MODO DE PREPARO

Misture a farinha, o sal e a noz-moscada. Despeje a mistura sobre a mesa de trabalho em um único monte, faça um buraco no centro e quebre os ovos dentro. Com a ajuda de um garfo, vá batendo os ovos e, ao mesmo tempo, incorporando a farinha com as pontas dos dedos. 

Sove a massa com a parte baixa da palma das mãos por alguns minutos, salpicando, as vezes, um pouco de farinha na mesa e raspando toda a massa que ficar grudada. 
A sova deve ser feita com energia e força, a fim de obter uma massa perfeitamente homogênea, de consistência média. De vez em quando, estique bem a massa e dobre-a sobre ela mesma. quando começar a formar pequenas bolhas, faça uma bola.

Antes de usá-la é importante deixar repousar por pelo menos 15 minutos protegida de vento, envolta em um filme plástico transparente, para que ela perca a elasticidade e amoleça um pouco.

Abra a massa com um rolo ou cilindro até deixá-la bem fina. Quanto mais fina, melhor.
recheie a gosto e feche como se fossem pasteis.

Em uma panela grande coloque 1 litro de água para cada 100 gramas de massa a ser cozida. Quando ferver acrescente 10 gramas de sal grosso para cada litro de água e em seguida a massa a ser cozida, mexendo delicadamente com a ajuda de um garfo ou escumadeira.

O cozimento vai variar conforme a espessura da massa. Controle observando a massa. Quando partir e o interior perder a cor esbraquiçada (al dente), coloque um pouco de água fria para interromper o cozimento.

Tempere a massa a gosto e adicione molhe para servir.


1- INGREDIENTE/SUGESTÃO DE RECHEIO - CREME DE RICOTA:

350 gramas de Ricota (Receita Aqui)
200 ml de creme de leite
1 colher de manteiga
Sal e temperos a gosto

MODO DE PREPARO:

Bata no liquidificador o creme leite, margarina e ricota até ficar um creme liso e espesso. Guarde em um pote na geladeira para conservar.



2- INGREDIENTES/SUGESTÃO DE MOLHO - BECHAMEL

500 ml de leite
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

MODO DE PREPARO

Derreta a manteiga e aos poucos misture a farinha de trigo, deixando formar um creme levemente dourado. Acrescente o leite aos poucos e os temperos. Mexa até engrossar.Use um fouet para facilitar.




DICAS NO PREPARO DA MASSA:

* A fim de que todos os ingredientes fiquem perfeitamente misturados, o melhor é que estejam em temperatura ambiente. Por isso, não se deve usar ovos diretamente da geladeira. o melhor é retirá-los alguns minutos antes. 
* A proporção sugerida na receita é indicativa, pois dependem muito do tamanho dos ovos e da qualidade da farinha usada. 


ENCONTRE O CADERNO DE RECEITAS E NOS SIGA:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCPsWkACwpNQC0TXvcdV0mGA?sub_confirmation=1
Facebook: http://facebook.com/canalcadernodereceitas
Twitter: @faelnepomuceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário